Correio Popular Notícia




Famílias desabrigadas retornam aos poucos para casa

Data da notícia: 05/04/2014
Foto:

>As famílias começam, aos poucos a reestruturar e reorganizar suas vidas, voltando ao lar
(Josias Brito) Grande parte das famílias que ficaram desabrigadas devido a cheia dos rios Machado e Urupá, em Ji-Paraná, estão podendo retornar aos seus lares e recomeçar. A alegria de poder voltar para casa é muito grande, mas é misturada com a dor de ter perdido praticamente tudo e recomeçar do zero. A reportagem do Correio Popular esteve visitando algumas dessas famílias no inicio da tarde de ontem (4) e registrou o retorno delas, depois de dias desalojada em abrigo provisório.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140405-151.jpg[/IMG] Aparecido José Geral, marmoreiro, 32 anos, morador do bairro São Francisco, retornou para sua casa que já enfrentou a segunda enchente, somente neste ano. ?Essa foi a pior de todas?, disse ele, acrescentando que dentro de sua modesta casa, perdeu muita coisa, inclusive móveis, utensílios domésticos, roupas e objetos pessoais. ?Olha eu não perdi a geladeira, porque tive ajuda de amigos que subiram em cavaletes, alguns móveis e eletrodomésticos, mas um sofá e uma mesa, tiveram algumas avalias devido a enchente?, disse.
Famílias que não tinham para onde ir, contaram que enquanto ficaram abrigadas no Ginásio Poliesportivo Adão Lamota, recebeu muita atenção por parte da Assistência Social, como alimentos, água potável, produtos de higiene e de limpeza. ?As acomodações ofereceram um relativo conforto, tendo locais próprios para alimentação e banho?, lembrou um dos moradores, afirmando que ao deixar o abrigo para retornar a sua casa, recebeu ajuda da Secretaria de Assistência Social e uma cesta básica.
O retorno destas famílias às casas que ainda estão em zonas de alagamento ocorre mediante autorização da Defesa Civil, que vistoriou as residências e atesta se as famílias correm outros riscos ao retornar àquele local. A equipe da Defesa Civil prevê o retorno de todas as famílias até o final desta semana. Porém, a prefeitura de Ji-Paraná vem tentando solucionar o problema das famílias que moram nas áreas de constante risco de alagamento, como é o caso de moradores dos bairros São Francisco, Primavera, Urupá, Casa Preta e Bela Vista.
Para acabar com o problema destas famílias, a prefeitura, através de convênio com o Governo Federal, deverá disponibilizar novas moradias no conjunto habitacional, no Bairro Colina Park II, local onde vem sendo construídas novas casas, longe daquelas áreas com risco de enchente. ?As famílias que foram desabrigadas e que tenham interesse em saírem das áreas de riscos de enchente, terão sua situação resolvida pela prefeitura, através moradias que deverão contemplar, como prioridade, as famílias atingidas pela enchente?, explica a secretária de Assistência Social de Ji-Paraná, Sônia Reigota. De acordo com a assistente, a estimativa é que, daqui a alguns meses, o município conte com pouquíssimas casas em locais de risco e tenha praticamente resolvido a situação que anualmente se observa por conta das enchentes.

MINHA CASA, MINHA VIDA - A grande esperança para as famílias que sofrem todos os anos tendo que abandonar suas casas em busca de abrigo sempre que o período chuvoso chega e com as cheias dos rios é o programa do governo federal Minha, Casa Minha Vida, que em Ji-Paraná é administrado pela prefeitura. O programa já tem garantida a construção de quase três mil unidades habitacionais em todo o município.

Fonte:






Noticia vista 1711 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.